[Resenha] A Vida Secreta das Abelhas – Sue Monk Kidd

Resenha A Vida Secreta das Abelhas

Seis milhões. Esse é o número de exemplares vendidos no mundo do livro “A Vida Secreta das Abelhas”, escrito pela americana Sue Monk Kidd,em 2002, e publicado no Brasil pela Editora Paralela. Em 2008 a obra foi se tornou um longa metragem de sucesso, estrelado por Queen LatifahDakota Fanning.

“A Vida Secreta das Abelhas” se passa no ano de 1964 e conta a história de Lily Owens, um adolescente que não se lembra da morte da mãe, mas tudo em sua vida aparece que foi afetado por essa tragédia, principalmente, sua relação com o pai.

Disposta há descobrir um pouco mais sobre o passado de sua mãe, ela e sua babá, Rosaleen, fogem a caminho de Tiburon (existem motivos que levam Lily a crer que sua mãe já esteve nessa cidade) e lá elas são acolhidas por três irmãs: August, May e June. Com elas, Lily começa a descobrir o mágico mundo das abelhas e do mel. E sobre o passado de sua mãe, será que algo será descoberto?

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Sue Monk Kidd, e fiquei fascinado com o seu domínio sobre as palavras. A escrita da autora é muito simples e prende o leitor até a última página com facilidade.

E é muito interessante, acompanhar o amadurecimento da protagonista em relação ao racismo: com o tempo Lily percebeu que tinha algumas opiniões um pouco preconceituosas, entretanto, o convívio com as irmãs Boatwringht fez com que ela entendesse e apoiasse das dificuldades e que os negros passavam para conseguir os mesmos direitos que os brancos.

Além de ser uma história incrível, “A Vida Secreta das Abelhas” entra para a lista de livros/filmes que criticam o preconceito contra os negros no sul dos Estados Unidos. Se você gosta do assunto, livros como “A Resposta”, “Tomates Verdes Fritos” e “A Cor Púrpura” retratam bem essa temática. Todos os títulos citados acima foram adaptados a para as telonas, então você pode se deliciar com a dobradinha: livro e filme.

Quero parabenizar e Editora Paralela pela edição do livro, que está um primor: as páginas são amareladas, a diagramação é bem feita e a capa é macia.

“A Vida Secreta das Abelhas” é uma história de amor, esperança, preconceito, poder feminino e mel. Muito mel. Então, se você está em busca de um romance histórico que contenha todos esses ingredientes, leia “A Vida Secreta das Abelhas”. Não se esqueça de me contar o que achou.

Até a próxima.

Resenha a Vida secreta das abelhas

Diagramação interna do livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s