[Resenha] Divã – Martha Medeiros

Divã

“Divã” é um dos filmes nacionais de maior sucesso: levou para as salas de cinema mais de 1,5 milhões de espectadores. O longa foi lançado em 2009 e dois anos depois, em 2011, a história de Mercedes se tornou um seriado de 8 episódios exibido pela Rede Globo. No final de 2014, resolvi ler o texto que baseou para ambas as produções: o livro da autora gaúcha Martha Medeiros.

A trama de “Divã” é simples: Mercedes (interpretada em ambas as adaptações pela talentosíssima Lília Cabral) é uma mulher com mais de 40 anos, casada e com filhos, que resolve fazer análise para ter com que desabafar sobre seus problemas pessoais e familiares. Entretanto, a “brincadeira” se transformou em um ato de libertação em que Mercedes de descobre e redescobre o prazer de viver.

O livro é narrado é primeira pessoa, isto é, Mercedes é a narradora no início ao fim da trama. Esse esquema narrativo deixou a obra um pouco cansativa, pois, é sempre a protagonista que fala. Até mesmo o que o psicólogo pergunta a ele, sabemos através das falas de Mercedes. Creio que esse foi o único ponto que tenha me incomodado. Além disso, a narrativa se passa desde a primeira consulta até a última e durante esse tempo vamos percebendo as mudanças na vida de Mercedes e na sua postura como mulher.

No restante, o texto de Martha Medeiros sabe equilibrar bem as situações cômicas e os dramas da protagonista. Essa foi, a primeira vez que entrei em contato com um romance da autora (às outras vezes eram frases em redes sociais ou alguma crônica que li por aí) e eu gostei muito da forma como ela escreve, mesmo não tendo apreciado tanto a forma narrativa. (Detalhe: eu li o livro todo com a voz da Lília Cabral da minha cabeça.)

Se você está com vontade de conhecer uma autora brasileira de um livro de sucesso, “Divã” com certeza será uma bela escolha. Estou pretendendo ler outros livros de Martha Medeiros, pois essa autora pelo que pude ver tem muito talento. E além de tudo, “Divã” é um livro curtinho que você pode ler em apenas um dia: ele tem apenas 154 páginas. Agora você de animou para ler? Então não perca tempo, e vá acompanhar as peripécias de Mercedes. Deite-se no seu divã e aproveite.

Até a próxima.

Divã - Resenha

A atriz Lília Cabral apresenta prévia do seriado “Divã” durante festa de lançamento da nova grade de programação Globo em 2011. Foto: Lucas Lima/UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s