[Resenha] As Cariocas – Sérgio Porto

Resenha dos livro AS CARIOCAS  sério porto

Se você tem a memória boa (ou gosta muito de televisão), deve se lembrar que no ano de 2010 a Rede Globo exibiu um seriado de 10 episódios intitulado “As Cariocas”. O que muita gente não sabe, é que alguns dos enredos dessa série foram adaptadas de uma livro homônimo escrito por Sérgio Porto, no ano de 1965.

“As Cariocas” é uma coletânea de 6 contos que abordam diversos temas (separação, violência, inveja, aborto, ambição) com um único ponto em comum: todas as histórias se passam em um bairro da cidade do Rio de Janeiro, além de ter como protagonistas belas jovens cariocas. As narrativas presentes no livro são: “A Grã Fina de Copacabana”;A Donzela da Televisão”; “A Noiva do Catete”; “A Currada de Madureira”; A Desquitada da Tijuca” e “A Desinibida do Grajaú”.

as-cariocas

Capa do livro “As Cariocas” publicado pela Editora Agir.

Esse foi o meu primeiro contato com os textos escritor por Sérgio Porto (ou Stanislaw Pontepreta, pseudônimo usado pelo autor em outras obras) e confesso que fiquei surpreso com a qualidade narrativa dos contos. As tramas são interessantes, bem narradas e com diversas críticas bem-humoradas à sociedade carioca da década de 60 (críticas que valem até os dias de hoje, diga-se de passagem).

A leitura é muito simples, e flui de uma forma muito rápida. Então, se você gosta de literatura brasileira e está com vontade de ler um livro curto (leitura de um dia), “As Cariocas” é uma ótima indicação.

OUTRAS ADAPTAÇÕES

A série dirigida por Daniel Filho em 2010, não foi à primeira adaptação do livro “As Cariocas” para o mundo da dramaturgia. Em 1966 três contos pertencentes à obra foram adaptados para um longa metragem homônimo, com direção de Fernando de Barros.

Já em 1974, o filme “Em busca do Susexo” foi baseado no conto “A Donzela da Televisão”. E 20 depois, em 1994, a Rede Globo adaptou a história de “A Desinibida do Grajaú” para as telinhas, exibida no programa “Caso Especial”.

Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s