[Resenha] Ame o que é Seu – Emily Giffin

ameoqueeseu-Emily-Giffin

“Como ser a vida se tivéssemos feito outras escolhas?” é a pergunta que acompanha o título do livro  “Ame o que é Seu” (Editora Novo Conceito – 312 páginas) da autora Emily Giffin.

Esse, é o mesmo questionamento que se passa pela cabeça da personagem principal: Ellen é uma fotógrafa, casada a menos de um ano com Andy, o irmão de sua melhor amiga. Um dia, andando pelas ruas de Nova York ela reencontra um ex-namorado, o galante Leo.  Ele foi uma grande paixão na vida dela, e desde o rompimento, nunca mais haviam se visto.

Esse reencontro abala as estruturas de Ellen, e a faz questionar o seu atual relacionamento, já que sentimentos do passado estão sendo reacendidos.

Gosto muito da escrita de Emilly Giffin. Ano passado, li “Questões do Coração” e me encantei pela autora. Ela cria situações e personagens que são muito próximos do cotidiano de quem está lendo. Pense bem: quantas pessoas que você conhece já passaram (ou estão passando) pela mesma situação que Ellen? Sua vizinha pode estar sofrendo um dilema como esse, por exemplo.

O livro é narrado em primeira pessoa, e essa é outra característica da autora: mostrar ao leitor os pensamentos mais profundos da personagem. Com sua forma de escrever, Emily Giffin justifica as atitudes dos personagens a ponto -em certos momentos- do leitor não conseguir julgar as escolhas feitas por eles.

Um ponto que me incomodou um pouco: a demora para as coisas acontecerem. A autora cria diversas situações ou flashbacks para justificar o que a personagens estão sentindo, o que faz a história ficar um pouco parada. Mas não se preocupe: a leitura é extremamente agradável.

“Ame o que é seu” nos faz refletir sobre o que temos, e se realmente valorizamos a vida que levamos e as pessoas que estão nela. Vejo que é essa a ideia que a autora quis passar: Amar o que é nosso. O que nos pertence. Não amar uma ilusão do passado. E, principalmente: amar a nós mesmos.

Hoje termino por aqui. Até a próxima.

Anúncios

Um comentário sobre “[Resenha] Ame o que é Seu – Emily Giffin

  1. Pingback: [Caixa de Correio] Lançamentos da Novo Conceito | Convés Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s